sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A ESTRADA

O caminho que cada um de nós trilha é a vida, pela qual passamos. O caminho é apenas o lugar onde se transita, ou seja, todos caminham, mesmo sem saber para onde ir.
A estrada, porém, é o que fazemos em cada etapa da vida: útil, bom, ruim, construtivo, e até mesmo o que deixamos de fazer.
Quando eu era criança, morávamos na fazenda carrapateira, município de Tauá-CE. Aos seis anos de idade, eu e meu irmão, um ano mais velho que eu, tínhamos que caminhar uns seis quilômetros para estudar. Todos os dias saíamos ao meio dia, estrada afora, para aprender a ler e ecrever. A ida era ruim porque o sol era quente, porém a volta, à tardinha, era muito gostosa. Nós caminhávamos cantarolando, chutando pedras pelo caminho, subindo nas árvores, molhando o pé nas grotas, etc.
Descrevi essas duas formas (ida e volta) para definir como são as estradas em que caminhamos: o caminho é o mesmo, nós é que o fazemos difícil.
Na ida tínhamos pressa para chegar e o sol era quente, por isso parecia ruim e longo o caminho. Na volta era fresco e não tínhamos pressa para chegar. Se o percurso era de seis quilômetros, nós o tornávamos mais longo por causa das distrações que criávamos na estrada. Podemos tornar a nossa estrada alegre ou triste! Depende de como vemos a vida. Por isso há tantas pessoas doentes emocionalmente. Não souberam desenvolver as estradas no percurso do caminho. Outros morrem no meio do caminho.
O caminho é toda a vida do homem: do nascimento ao ocaso, as estradas são etapas da nossa vida, variam de acordo com as circunstâncias.
Devemos desenvolvê-las com esmero e sinceridade, pois nessas estradas o que plantamos, colhemos, querendo ou não, pois essa é uma lei para todos. Tudo o que fazemos, fazemos para nós mesmos.
Jesus, quando andava com seus discípulos, tentou mostrar para Judas o caminho, deu-lhe sempre oportunidades para se arrepender e encontrar-se consigo mesmo, mas ele andou pela sua própria estrada, não se deixou moldar pelo mestre, resultando em morte por suicídio. O seu caminho ao lado de Jesus deveria ter sido de grande aprendizado, se ele tivesse entendido a estrada que estava a trilhar. Da mesma forma acontece na vida de cada ser humano. Devemos saber caminhar nas estradas que Deus nos dá. Devemos entender os sinais de cada estação para plantarmos. Devemos plantar bem, e então colheremos flores.




Julho de 2004
Antonia Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.